sexta-feira, 13 de maio de 2011

CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS PERIGOSOS

      Os produtos perigosos constituintes de elementos químicos,possuem suas especificações em seu manuseio, transporte e até mesmo descarte. Desta forma apresentam riscos químicos que variam de intensidade conforme  nível de reatividade, a toxidade, a manipulação, características físico-químicas, capacidade de exposição ao trabalhador e nível de penetração no organismo, além de considerar o descarte do  produto e seu impacto no meio ambiente.
    Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química como o ar e a água gerando fenômenos físicos como calor, combustão ou explosão, resultando em substâncias tóxicas. Em contexto da avaliação dos riscos de natureza física, os quais consideram parâmetros de difusão (pressão saturada de vapor e densidade de vapor) e os parâmetros de inflamabilidade (limites de explosividade, ponto de fulgor e ponto de autoignição).
      Desta forma, há a presença de elementos incompatíveis e que devem ser específicos em seus cuidados como ácidos minerais fortes, ácido nítrico que são incompatíveis a bases fortes, cianetos e matéria orgânica.
      Além dos ricos químicos, existem também os riscos tóxicos que são definidos conforme a capacidade inerente de uma substância em produzir efeitos nocivos num organismo vivo ou ecossistema. O risco tóxico é a probabilidade que o efeito nocivo, ou efeito tóxico, ocorra em função das condições de utilização da substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário