domingo, 10 de abril de 2011

CABOTAGEM

Cabotagem é um transporte marítimo que corresponde ao transporte de cargas de um porto a outro localizado no mesmo país, de um porto costeiro a um porto fluvial, ou por cabotagem internacional de um porto costeiro a outro localizado em diferentes países. O transporte por dois portos fluviais não é considerado cabotagem, apenas uma navegação interior.
Tal transporte teve grande desenvoltura no Brasil na década de 30 com o transporte de cargas a granel, sendo ele o mais utilizado quando a malha ferroviária e rodoviária apresentavam condições precárias ao transporte.
Após a eleição de Washington Luís a presidente da República cujo o slogan de suas campanhas era “Governar é construir estradas” o modal rodoviário passou a se desenvolver cada vez mais com o desenvolvimento e construção de estradas tornando-se totalmente ágil e apto para o transporte. Desta forma o modal aquaviário passou a perder forças, muitos órgãos como Fundo da Marinha Mercante e a Superintendência Nacional da Marinha Mercante (Sunaman), e tentativas tentaram ser consolidados como alavanque naval, mas estas não deram certo.
Porém ao longo do tempo, o modal rodoviário não se viu na possibilidade de transportar cargas muito pesadas passando essa responsabilidade para o modal aquaviário na realização de transporte a granel líquido e sólido. Somente em 1999 que o modal tomou um passe adiante com a criação de novas empresas como a Mercosul Line, uma empresa brasileira que visa  a carga contêinerizada.
Segundo especialistas, a cabotagem sem dúvida é considerada um modal muito promissor e o Brasil que é um país que apresenta aproximadamente 7.400 km de extensão de costa navegável, onde as principais cidades, os pólos industriais e os grandes centros consumidores concentram-se no litoral ou em cidades próximas a ele, o segmento de cabotagem surge como uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores principalmente com o conceito porta-a-porta (SAMPAIO, Cristiano, 2006)
                                                                 Figura 1- Porto de Paranaguá
                                                                         Fonte: APPA

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